Terramoto de 1755

Terramoto de 1755

O terramoto de 1755, ocorreu no dia 1 de novembro de 1755, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve.

Tudo aconteceu por volta das 9h20 da manhã. Como era o dia de todos os santos, as pessoas tinham acordado muito cedo para ir à missa.



O sismo foi seguido de um maremoto - que se crê tenha atingido a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos (há quem aponte muitos mais). Foi um dos sismos mais mortíferos da história, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.


A cidade foi rapidamente construída e as principais características eram:

v  Ruas largas e retilíneas
v  Passeios para peões
v  Edifícios uniformes

v  Construção de uma rede de esgotos

v  Casas com a mesma altura e fachadas semelhantes
v  Construções resistentes aos sismos
v  Construção de uma grande praça central: Praça do Comércio

Curiosidades:
      Grande parte de Lisboa ficou assim destruída como resultado do terramoto, do maremoto que se seguiu e de incêndios devastadores que duraram vários dias. Surgiram fendas no chão, de várias dimensões, saindo de lá gases e poeiras. O número de vítimas mortais é incerto, estimando-se que, só em Lisboa, entre 10.000 a 30.000 pessoas perderam a vida na sequência da catástrofe.
A amplitude deste sismo foi de tal ordem, que os seus efeitos foram sentidos em locais do mundo bastante longe de Portugal, tal como a Finlândia no norte da Europa, até ao Brasil na América do Sul. Este sismo também foi sentido com grande violência em Marrocos.



O epicentro do sismo de 1755 não é conhecido, apesar de existirem sismólogos que defendem a teoria que o epicentro se situou no Banco de Gorringe, uma região no Oceano Atlântico a aproximadamente 200 km de Lisboa.




Sismicidade em Portugal:
Sismo de 60 a.C.- afetou as costas portuguesas e da Galiza, sendo seguido por um grande tsunami.

Sismo de 382- sentido em todo o território e responsável pelo desaparecimento de três ilhas, por submersão, frente ao cabo de S. Vicente

Sismo de 1356- causou grandes estragos em Lisboa

Sismo de 1969- foi fortemente sentido mas somente causou ligeiros danos materiais



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sismos naturais e artificiais

Sismos no mundo

O que fazer antes, durante e depois de um sismo